Aqui você encontrará informações referentes aos Eventos de estouro de portas CGNAT
Quando um dispositivo na rede interna de um provedor de internet com CGNAT precisa estabelecer uma conexão com a internet externa, é criado um mapeamento de porta no roteador CGNAT. Esse mapeamento associa uma porta específica no endereço IP público compartilhado ao endereço IP privado e porta do dispositivo interno. Isso permite que o tráfego de resposta da internet chegue de volta ao dispositivo correto na rede interna.
O problema ocorre quando muitos dispositivos internos tentam se conectar a servidores externos usando a mesma porta. Como o número de portas disponíveis é limitado (existem 65.535 portas TCP e UDP), pode haver conflitos de portas. Se várias conexões internas usarem a mesma porta, o roteador CGNAT não poderá mapear todas elas corretamente.
Quando isso acontece, dizemos que ocorreu um "estouro de portas" no CGNAT. Isso pode resultar em problemas de conectividade, onde alguns dispositivos podem não conseguir se comunicar com servidores externos ou experimentar conexões lentas e instáveis.
Acessando o menu lateral do Made4Graph na aba logs temos os Eventos CGNAT, dentro dele há a pagina de relatórios de Portas estouradas, mostrando o usuário com mais logs e todas as informações necessárias documentadas.
A principal finalidade deste recurso é verificar e mostrar ao usuário os clientes com o maior número de portas estouradas, a fim de alertar sobre possíveis problemas. A análise visa filtrar os clientes que estão tentando utilizar mais portas do que as alocadas para eles no CGNAT, com o objetivo principal de por exemplo identificar clientes com vírus.